Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Terceira Aula – Parte 6


 


 

Análise de Imagens em movimento

Propõe-se utilizar uma 'gramática visual' que contemple:

  • qualidades lexicais (ex. cores, saturação, nitidez);
  • qualidades sintáticas (ex. aparência e movimento: linhas, padrões, tamanhos e formas);
  • qualidades semânticas (ex. objetos representados explicitamente ou apenas sugeridos e como podem ser

interpretados);

  • qualidades pragmáticos (ex. inteligibilidade geral da

imagem, utilidade, função)

Procedimentos

Decupar: dividir o filme ou o vídeo em planos. O plano é um segmento de imagem contínua compreendida entre dois cortes, ou seja, é a imagem registrada durante o intervalo de tempo no qual a câmera está ligada, gravando uma cena (SANTOS, 1993). Decupar, então, é reunir uma série de fragmentos de imagem contínua, filmados ou gravados sob diversos ângulos e com pontos de vista diferentes.

Indexar: indicar o conteúdo temático de um documento, mediante a atribuição de um ou mais termos (ou códigos), a fim de caracterizá-lo de forma unívoca. Indexação, portanto, é a representação do conteúdo temático dos documentos através do uso de uma terminologia (pré-estabelecida). (NUTES- UFRJ, 1991).

DIMENSÃO VISUAL


 

(descrever a cena. Ex.: em frente à escola, alunos entrando pelo portão principal. Manhã)


 


 

VIVO


 


 


 


 

OFF


 

DIMENSÃO VERBAL

A1:e aí, estudou para a prova?

A2: não, mas preparei uma cola bem legal!

Alguns aspectos técnico-estéticos também devem ser obervados:

  • Tratamento formal da Imagem
  • Uso dos planos,escala, angulação, composição, movimentos de câmera, iluminação, cores, truques
    • Uso do espaço dentro e fora do campo de visão
    • Figuras de retórica utilizadas
  • Valor narrativo, semântico e estético de cada elemento da imagem (cor, iluminação, espaço, proporção, volume, angulação, etc.), seu valor denotativo e conotativo
  • Valor narrativo, semântico e estético dos elementos pertencentes ao código dos gestos
    • O efeito simbólico ou evocativo de cada um dos recursos visuais
    • Tamanho dos elementos gráficos: fotos, legendas, etc.
    • Qualidade técnica e estética dos elementos visuais
  • Imagens de estúdio e externas, estáticas e dinâmicas, geradas por computador, de arquivo
  • Presença de imagens estáticas, desenhos, mapas, gráficos
    • Riqueza visual advinda da variedade
    • Ambientação e decoração
    • Vestuário e adereços
    • Tratamento formal do texto verbal:
    • Qualidades linguísticas do texto verbal oral
    • Qualidades linguísticas do texto verbal escrito
    • Figuras de retórica utilizadas
    • Uso de linguagem envolvente (por exemplo: imperativo, segunda pessoa, etc.)
    • Diálogos
    • Registro: científico, acadêmico, formal, coloquial, poético, legal, técnico
    • Efeito simbólico ou evocativo dos recursos verbais utilizados
    • Tipo de letras usado no texto verbal escrito
    • Funções do texto oral (conceitos e ideias, emoções, sentimentos ou ambos)
    • Interações
  • Tipo de interações entre imagem-imagem, imagem-palavra, imagem-música, imagem-efeitos sonoros, música- efeitos sonoros. Interações de reforço, de comparação e de antítese.
  • Interações semanticamente mais criativas e significativas do ponto de vista artístico, entre elementos visuais e sonoros
    • Inclusão de elementos para destacar elementos importantes
    • Montagem do ponto de vista narrativo, semântico e estético
  • Ritmo e os fatores que o condicionam: duração das tomadas, movimentos dos personagens, movimentos das câmeras, ritmo musical. O ritmo em função do assunto.


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário