ESTUDO DE CASO
Enfatizo um pouco o Estudo de Caso, por ter grande potencial na Educação (e na LA) e por suas características etnográficas:
- Permite estudar algo singular, que tenha um valor em si mesmo.
- Ele visa à descoberta.
- Enfatiza a interpretação em contexto
- Procuram retratar a realidade de forma completa e profunda através da multiplicidade de dimensões de determinada situação-problema.
- Necessita de variedade de fontes de informação.
- O leitor pergunta-se não o que o caso representa, mas o que ele pode aplicar ou não daquele caso, em sua situação.
- Traz, normalmente, pontos de vista conflitantes e diferentes.
- Utiliza outras linguagens, tais como imagem, áudio, desenhos, fotografias, discussões, mesas-redondas, etc.
Na etnografia, segundo Stubbs e Delamont (1976) a natureza dos problemas determina o método.
O investigador passa por 3 etapas: exploração, decisão e descoberta.
Hall (1978, apud LÜDKE E ANDRÉ, 1986, p.17) apresenta as características de um bom etnógrafo:
a pessoa precisa ser capaz de tolerar as ambiguidades, ser capaz de trabalhar sob sua própria responsabilidade, deve inspirar confiança, deve ser pessoalmente comprometida, autodisciplinada, sensível a si mesma e aos outros, madura e consistente e deve ser capaz de guardar informações confidenciais.
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