Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Terceira Aula –Parte 2


 

  1. ANÁLISE DE DISCURSO (COM EXTENSÃO PARA DISCURSO IMAGÉTICO)

    A AD tem quatro temas principais:

    1. Preocupação com o discurso em si mesmo;
    2. Uma visão da linguagem como construtiva (criadora) e construída;
    3. Uma ênfase no discurso como uma forma de ação;
    4. Uma convicção na organização retórica do discurso.

      Fundamentos e Operacionalização

Fundamento: Linguística Crítica: Trabalhar com a linguagem é necessariamente intervir na realidade social de que ela faz parte.

Linguagem é, em outras palavras, uma prática social. A linguística também o é. (RAJAGOPALAN, 2003: 112)

Ler, um modo de Ver: A leitura é inseparável dos modos culturais de ver, descrever e explicar o mundo.

Conceitos de Texto: O conceito de texto depende das concepções que se tenha de língua e sujeito.

  1. Língua como representação do pensamento

Sujeito senhor de suas ações e de seu dizer.

Texto é visto como um produto – lógico – do pensamento (representação mental) do autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte, senão "captar" essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor, exercendo,assim, um papel essencialmente passivo.

  1. Língua como código: mero instrumento de comunicação

Sujeito como (pre)determinado pelo sistema.

Texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando para este, o conhecimento do código, já que o texto, uma vez codificado, é totalmente explícito.

O "decodificador" é passivo.

  1. Língua como lugar de interação dos sujeitos sociais

Sujeitos são vistos como atores/construtores sociais.

Sujeitos são interlocutores ativos que - dialogicamente –se constroem e são construídos.

Texto: próprio lugar da interação/ construção.

Há lugar no texto para toda uma gama de implícitos...

A compreensão do texto é uma atividade interativa de produção de sentidos que se realiza com base nos elementos linguísticos do texto e no saber enciclopédico do leitor.

O sentido é construído na interação texto e co-enunciadores e não algo que preexista a essa interação.

Linguagem, vista como lugar de interação dos sujeitos sociais, isto é, de sujeitos ativos, empenhados em uma atividade sociocomunicativa.

Definição de texto: "É um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais" (BEAUGRANDE, 1997:10)

Trata-se, necessariamente de um evento dialógico (Bakhtin) de interação entre sujeitos sociais – contemporâneos ou não, co-presentes ou não, do mesmo grupo social ou não, as em diálogo constante. (KOCH, 2005:13-20)

Definição de Discurso: é o texto em ação (KOCH, 2005), ou o efeito de sentidos entre locutores. (ORLANDI,2005)

Contexto imediato – interlocução – aspectos linguísticos

Contexto amplo – ideologia - processo discursivo

Análise interna: o que o texto diz? Como ele diz?

Análise externa: por que o texto diz o que ele diz?

AD relaciona a língua e a sociedade.

Analisar as condições de produção do texto

Analisar a formação ideológica: conjunto completo de atitudes e representações (Althusser)

Exercício: recortar mensagens na sala virtual e analisar, com base na noção de episódio.


 

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