Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeira Aula – Parte 3


 

MÉTODOS DE PROCEDIMENTO

Método Histórico: busca raízes, costumes, origens no passado, para entender o presente.

Método Comparativo: faz comparações entre passado e presente, ou apenas de uma época, deduzindo os elementos constantes, abstratos e gerais.

Método Monográfico, criado por Le Play : qualquer caso que se estude profundamente pode ser representativo de muitos outros ou até de todos os semelhantes.

Método Estatístico, planejado por Quetelet: redução dos fenômenos sociológicos, políticos, econômicos e linguísticos, etc. a termos quantitativos.

Método Tipológico, empregado por Max Weber: a comparação entre um modelo ideal e os reais, onde o ideal serve de parâmetro.

Método Funcionalista, utilizado por Malinowski: busca entender as funções de cada parte (da sociedade, por exemplo) para melhor entender o todo. A sociedade é uma estrutura complexa e estuda as funções de cada parte no todo.

Método Estruturalista, desenvolvido por Lévi-Strauss: caminha do concreto para o abstrato por meio de um modelo que represente o objeto de estudo e retorna ao concreto, dessa vez como uma realidade estruturada e relacionada, em forma de modelo, com a experiência do sujeito social. O tipo ideal não existe na realidade, mas o modelo é uma representação concebível da realidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário