Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aula Um – Parte 5

PESQUISA QUALITATIVA E ETNOGRÁFICA

A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento. Contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada.

A pesquisa qualitativa etnográfica sofreu adaptações, afastando-se do modelo original. Ela começou a ser incorporada aos estudos sobre Educação na década de 1970.

"Denominar etnográfica uma pesquisa apenas porque utiliza observação participante nem sempre será apropriado, já que a etnografia tem um sentido apropriado: a descrição de um sistema de significados culturais de um determinado grupo (SPRADLEY, 1979)

Características da pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1982):

  • Os dados coletados são predominantemente descritivos. Riqueza na descrição de pessoas, situações, acontecimentos; há transcrições de entrevistas e depoimentos.
  • A preocupação com o processo é maior do que com o produto
  • O significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador.
  • Busca sempre capturar a perspectiva dos participantes
  • A análise de dados tende a seguir um processo indutivo. Não há preocupação na busca de evidências que comprovem hipóteses definidas antes do início dos estudos. O foco se ajusta com o desenvolvimento da pesquisa.


 

Já Wolcot (1975), (apud BOGDAN & BIKLEN, 1982, p.14), sobre a pesquisa etnográfica, diz que:

para verificar se um estudo pode ser chamado de etnográfico é verificar se a pessoa que lê esse estudo consegue interpretar aquilo que ocorre no grupo estudado tão apropriadamente como se fosse membro desse grupo.

Na educação, a etnografia deve pensar o ensino e aprendizagem dentro de um contexto cultural amplo. O que ocorre dentro e fora da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário