PESQUISA QUALITATIVA E ETNOGRÁFICA
A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento. Contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada.
A pesquisa qualitativa etnográfica sofreu adaptações, afastando-se do modelo original. Ela começou a ser incorporada aos estudos sobre Educação na década de 1970.
"Denominar etnográfica uma pesquisa apenas porque utiliza observação participante nem sempre será apropriado, já que a etnografia tem um sentido apropriado: a descrição de um sistema de significados culturais de um determinado grupo (SPRADLEY, 1979)
Características da pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1982):
- Os dados coletados são predominantemente descritivos. Riqueza na descrição de pessoas, situações, acontecimentos; há transcrições de entrevistas e depoimentos.
- A preocupação com o processo é maior do que com o produto
- O significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador.
- Busca sempre capturar a perspectiva dos participantes
- A análise de dados tende a seguir um processo indutivo. Não há preocupação na busca de evidências que comprovem hipóteses definidas antes do início dos estudos. O foco se ajusta com o desenvolvimento da pesquisa.
Já Wolcot (1975), (apud BOGDAN & BIKLEN, 1982, p.14), sobre a pesquisa etnográfica, diz que:
para verificar se um estudo pode ser chamado de etnográfico é verificar se a pessoa que lê esse estudo consegue interpretar aquilo que ocorre no grupo estudado tão apropriadamente como se fosse membro desse grupo.
Na educação, a etnografia deve pensar o ensino e aprendizagem dentro de um contexto cultural amplo. O que ocorre dentro e fora da escola.
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