Análise semiótica de imagens estáticas
Abordagem Semiótica (baseada em Introdução à análise da imagem, de Martine Joly, 1994)
- foto (significante)---------- grupo de pessoas (referente)----------------foto da família (alegria, convívio,etc.)
- a imagem como signo. (Triângulo semiótico de Peirce)
- Metáforas
- Imagem coordena dentro de um quadro, diferentes categorias de signos:
- Imagens: signos icônicos;
- Signos plásticos: cores, formas, composição interna, textura;
- Signos linguísticos: linguagem verbal.
Imagem: algo que se assemelha a outra coisa. Se ela parece é porque ela não é a outra coisa.
Imagens fabricadas: imitam mais ou menos corretamente
Imagens registradas: assemelham-se ao que representam. Ex. Foto, vídeo, filme: são feitas a partir das ondas emitidas pelas próprias coisas.
Análise da imagem
Analisar como receptor
Significação global implícita: significado linguístico: sonoridade mais significado plástico: cores; significado icônico.
Análise
Permutação: trocar elementos da imagem por outros. Avaliar pelo que não é. Presença x ausência.
Funções da Imagem (Jackobson)
- imagem é mensagem para o outro
- para quem ela foi produzida?
Ex. Foto de jornal: funções referencial , expressiva (emotiva)
Foto de moda: conotativa, expressiva, poética
Ex. foto de família: além de referencial, reforça a coesão do grupo familiar, é, portanto, mais fática que referencial.!!!
Além da função informativa, pode ter a função EPISTÊMICA, levar ao conhecimento.
Expectativa e contextos
-condições de produção e recepção da obra
Retórica da imagem
Retórica: persuasão/argumentação – conotação: 2o. sentido; Figuras e estilo
Ex. Foto: significante + significado + uma conotação!!!
Figuras de Linguagem: metáfora (surrealismo), hipérbole, elipse ( ausências), sinédoque, metonímia (cubismo); polifonia
Exemplo de análise: o que olhar
Suporte: papel, revista; Dimensões
O quadro: moldura, cortes? (o que ficou for a do campo);
Enquadramento (tamanho); Horizontal/vertical;
Proximidade/ afastamento; Ângulo
Composição/diagramação: geografia interior da mensagem visual. Hierarquia da visão; Orientação da leitura; Eixo do olhar: profundidade, sequencial.
Formas: curvas arredondadas: feminino; ângulos retos, agudos: masculino
Cores e iluminação: (é interpretação antropológica). Percebido oticamente, vivida psiquicamente. Quentes x frias
Mensagem linguística: ancoragem= interação imagem/texto.
Tipografia, cor, disposição na página. Conteúdo textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário