Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Terceira Aula – Parte 4


 


 

Análise semiótica de imagens estáticas

Abordagem Semiótica (baseada em Introdução à análise da imagem, de Martine Joly, 1994)


 

  • foto (significante)---------- grupo de pessoas (referente)----------------foto da família (alegria, convívio,etc.)
  • a imagem como signo. (Triângulo semiótico de Peirce)
  • Metáforas
  • Imagem coordena dentro de um quadro, diferentes categorias de signos:
  • Imagens: signos icônicos;
  • Signos plásticos: cores, formas, composição interna, textura;
  • Signos linguísticos: linguagem verbal.


 

Imagem: algo que se assemelha a outra coisa. Se ela parece é porque ela não é a outra coisa.

Imagens fabricadas: imitam mais ou menos corretamente

Imagens registradas: assemelham-se ao que representam. Ex. Foto, vídeo, filme: são feitas a partir das ondas emitidas pelas próprias coisas.

Análise da imagem

Analisar como receptor

Significação global implícita: significado linguístico: sonoridade mais significado plástico: cores; significado icônico.

Análise

Permutação: trocar elementos da imagem por outros. Avaliar pelo que não é. Presença x ausência.

Funções da Imagem (Jackobson)

  • imagem é mensagem para o outro
  • para quem ela foi produzida?


 

Ex. Foto de jornal: funções referencial , expressiva (emotiva)

Foto de moda: conotativa, expressiva, poética

Ex. foto de família: além de referencial, reforça a coesão do grupo familiar, é, portanto, mais fática que referencial.!!!

Além da função informativa, pode ter a função EPISTÊMICA, levar ao conhecimento.

Expectativa e contextos

-condições de produção e recepção da obra

Retórica da imagem

Retórica: persuasão/argumentação – conotação: 2o. sentido; Figuras e estilo

Ex. Foto: significante + significado + uma conotação!!!

Figuras de Linguagem: metáfora (surrealismo), hipérbole, elipse ( ausências), sinédoque, metonímia (cubismo); polifonia

Exemplo de análise: o que olhar

Suporte: papel, revista; Dimensões

O quadro: moldura, cortes? (o que ficou for a do campo);

Enquadramento (tamanho); Horizontal/vertical;

Proximidade/ afastamento; Ângulo

Composição/diagramação: geografia interior da mensagem visual. Hierarquia da visão; Orientação da leitura; Eixo do olhar: profundidade, sequencial.

Formas: curvas arredondadas: feminino; ângulos retos, agudos: masculino

Cores e iluminação: (é interpretação antropológica). Percebido oticamente, vivida psiquicamente. Quentes x frias

Mensagem linguística: ancoragem= interação imagem/texto.

Tipografia, cor, disposição na página. Conteúdo textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário