Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeira Aula – Parte 7

PESQUISA EM AMBIENTES VIRTUAIS

Tem aumentado cada vez mais o interesse dos linguistas aplicados sobre a utilização das linguagens (multimodalidade) no ambiente de internet. Compravam isso, dentre outros, os trabalhos organizador por Araújo (2007) Internet e Ensino: Novos Gêneros, Outros Desafios e Interação na Internet: Novas Forma de Usar a Linguagem, de 2005; e ainda o Letramentos na Web: Gêneros, Interação e Ensino (2009), e o organizado por Coscarelli: Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar, 2003, dentre outros.

Esse interesse também tem recaído sobre os estudiosos da educação e da Educação a Distância.

Os cursos de Mestrado e Doutorado também tem admitido cada vez mais, alunos interessados em pesquisar educação e linguagem no ciberespaço, porém, observando os programas das disciplinas oferecidas, percebemos que há pouca ou quase nenhuma oferta de disciplinas que tratem especificamente de metodologias de pesquisa para a web.

Este minicurso apresenta, através de breve discussão teórico-prático-reflexiva, uma proposta metodológica para as pesquisas em Linguística Aplicada (LA) que têm como foco os ambientes virtuais e o ciberespaço. A ideia central é de que há diferenças fundamentais entre a pesquisa etnográfica tradicional e aquela realizada em ambientes virtuais, onde as noções de campo, tempo, espaço e cultura, entre outras, requerem entendimento diferenciado.

Defendendo a ideia de uma metodologia de pesquisa etnográfica mais apropriada para os estudos da cibercultura em LA, inclui-se também a utilização de hipertextos multimodais como artefatos culturais e fonte de dados. Dessa forma, são abordados também métodos e critérios de análise de coletas de dados feitas com imagens fixas e em movimento, registros em áudio e hipertextos. Por fim propõe-se uma reflexão sobre a relevância da "netnografia" como metodologia de pesquisa em LA.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário