Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro

Etnografia: o exercício do olhar estrangeiro
Etnógrafo Americano Terence Freitas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Terceira Aula – Parte 5


 


 

Análise de Imagem (Modelo de Browett, 2002 e Lemke, 1997 – apresentado por Sara Oliveira)

Texto visual

Função representacional

Onde essa imagem aparece?

Quem a criou?

Qual a audiência pretendida?

Qual a temática da imagem?

O que é mostrado na imagem? O que está acontecendo?

Que valores/atitudes a imagem comunica?

De quem / de qual grupo é a visão de mundo apresentada?

Que tipo de situações sociais / realidades são apresentadas?

O que a imagem revela acerca de grupos dominantes /

relações de poder no contexto onde se insere?

Que histórias/experiências são incluídas? Que histórias são

omitidas? Que alternativas poderiam ser apresentadas?

Que tipo de conhecimento prévio é necessário para que a

imagem seja compreendida?

O que faz parte e o que não faz parte da sua própria

experiência?

Há contrastes/semelhanças com outras imagens que você já

viu sobre o mesmo tema?

Função orientacional

Como é / são crianças / adultos / heróis / vilões / gênero /

outros personagens construídos / apresentados?

Por que são retratados dessa maneira?

Quem se beneficia com esse tipo de retratação?

Como a imagem convida o espectador a pensar?

Que tipo de espectador tenderia a interpretar a imagem dessa

forma?

TEXTO VISUAL E LEITURA CRÍTICA

30 Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 15-39, jan./jun. 2006

Haveria outras interpretações possíveis? Há alguma ligação

de humor comunicada pela imagem ao espectador?

Que ações/comportamentos/emoções/valores/relações são

demonstradas pela imagem? Quais são positivas? Quais são

negativas?

Que tipo de proximidade entre espectador / personagens é

estabelecida na imagem?

Função organizacional

Como o uso de elementos tais como layout, cor (e seus

valores), textura, linhas, formas, luz, movimento, som,

símbolos, vestimentas, linguagem corporal, gestos,

expressões faciais, disposição dentro da imagem (primeiro

plano, fundo, tamanho, ponto focal) direção do olhar, etc. são

combinados para criar os personagens, o ambiente, a

atmosfera, as ações, a história, os valores, o humor, etc.)?

Se você mudasse (personagem / cor /características /

comportamento / símbolo, etc.), de que maneira/sob que

aspectos a imagem seria modificada?

Como os personagens são apresentados? (frontalmente ou

obliquamente, à altura do olhar?)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário